segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A importância do currículo escolar
Ambiente criado para debater a educação



Escola Alternativa-A importância do currículo escolar
Segunda-feira, 15 de Outubro de 2012

Currículo real, prescrito e oculto

Vamos as definições sobre currículo:

Segundo o dicionário Aurélio, currículo é o conjunto de dados concernentes ao estado civil, ao preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a um emprego, a um concurso, etc.

Currículo:O currículo é a junção de uma metodologia, conteúdos, estratégias, de objetivos pedagógicos a serem alcançados, é um plano de trabalho que está intimamente ligado ao ensino. Podemos utilizá-lo para repassar conhecimento aos nossos alunos, de maneira sistematizada e organizada, sabendo que a elaboração de um bom currículo influencia na qualidade do ensino. Nesse contexto, as tecnologias podem ser integradas ao currículo, beneficiando o projeto pedagógico, proporcionando a inclusão digital, podendo ser utilizada em todas as disciplinas. Antes de definir um currículo é preciso ter clareza sobre a função e o que se deseja promover com ele; para depois materializar estas intenções e concretizá-las no processo de ensino e aprendizagem. 

Currículo real



O Currículo Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com 
professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de 
ensino. 
Trata-se do currículo que o observador vê quando esta presente em sala de aula.



Currículo Prescrito

Currículo prescrito ou formal pode ser definido como um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais de educação. É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente. 

O currículo prescrito atribui à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.




Currículo Oculto

O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que 
afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto 
representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, 
comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo 2641 
está oculto por que ele não aparece no planejamento do professor.



Vamos ver abaixo alguns videos sobre a educação:




Currículo na educação infantil: Definições Legais





Programa do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp, integrante da disciplina de Educação Infantil D13 -- Abordagens Curriculares. O programa apresenta o que determina a legislação brasileira sobre currículo na educação infantil, a partir de entrevista com uma das pesquisadoras responsáveis pela elaboração das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (resolução cne/cbe n. 5, de 17 de dezembro de 2009) e da leitura de artigos das diretrizes por professoras da educação infantil.




Entrevista com Sônia Penin sobre o currículo do Ensino Médio


                                                              http://www.youtube.com/watch?v=s3Uii5NnyaE
A professora Sonia Penin, do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, conversa com o jornalista Ederson Granetto sobre como deve ser o currículo do Ensino Médio, para mudar a atual situação dessa etapa da Educação Básica, cujos alunos não evoluem na mesma proporção de alunos das outras etapas, de acordo com os últimos números do IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.


Agora iremos ao debate:

Primeiro é preciso esclarecer o que entender pelo termo “currículo”. Basicamente, o currículo é uma lista de tudo aquilo que uma escola pretende ensina. Pode também conter informações mais precisas sobre como e quando vai fazê-lo e também sobre os processos de avaliação das aprendizagens. Geralmente resume-se a uma relação de matérias, cada uma com seus conteúdos, apresentados na sequencia na qual devem ser trabalhados com os alunos de cada serie.Qual o lugar que ocupa o currículo no processo de formação e desenvolvimento da identidade profissional dos alunos de pedagogia? O projeto político-pedagógico do curso está voltado para que tipo de 
formação profissional? As práticas cotidianas são coerentes com o projeto ?

Participe do debate e dê você também sua opinião sobre currículo escolar.



Bibliografia: